Sobre o Curso
O Curso de Fisioterapia busca atender às atuais exigências expressas na orientação da formação do profissional Fisioterapeuta, baseadas na inserção do curso no município e no contexto da instituição de Ensino Superior, da sociedade contemporânea, do mercado de trabalho e das políticas vigentes para as áreas de saúde e educação.
O Curso de Fisioterapia proposto desenvolverá diferentes atividades que atenderão todos os níveis de atenção à saúde, por meio de convênio com Instituições Filantrópicas, Instituição de Longa Permanência, Hospitais e Clínicas. A proposta do curso tem como princípio a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, considerando que o profissional deve ser capaz de dominar conceitos básicos da Ciência da Fisioterapia e contribuir para o seu desenvolvimento, interpretando e ampliando os métodos, as técnicas e os conceitos científicos; e mantendo-se consciente do seu papel de agente de transformação social.
Objetivos do Curso
Objetivos Gerais
O curso de Fisioterapia da FACISA tem por objetivo geral:
Formar profissionais fisioterapeutas comprometidos moralmente com a ética profissional, social e científica.
Formar profissionais com autonomia para buscar e gerenciar o próprio conhecimento e com discernimento para empregá-lo em benefício próprio e de outros, garantindo a integralidade e a qualidade dos procedimentos ofertados aos seus pacientes e familiares, priorizando a humanização do atendimento prestado.
Objetivos Específicos
Estimular uma formação geral para que o futuro fisioterapeuta possa vencer os desafios da atualidade, sendo capaz de tomar decisões baseadas em competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, substanciadas em evidências científicas.
Formar profissionais intelectualmente independentes, comunicativo e líder, utilizando-se da comunicação verbal, da não verbal, das habilidades de escrita e leitura, e das tecnologias de comunicação e informação para assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade.
Tornar o discente apto a tomar iniciativa a fazer o gerenciamento e administração, tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais, bem como, informação relevante para sua atuação profissional.
Formar profissionais aptos a ser líderes na equipe de saúde.
Ensinar o aprender a aprender, estimulando a exposição/aquisição da experiência profissional ao longo do curso assim como, a educação continuada.
Elaborar estudos, pesquisas e projetos de extensão, visando à melhoria da qualidade de ensino nessa área.
Perfil do Profissional Egresso
O perfil do egresso do Curso de Fisioterapia da FACISA estará fundamentado nos objetivos do curso e em consonância com o Art. 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, tendo em vista as peculiaridades, as mudanças socioeconômicas e tecnológicas do Estado e do município.
O Curso de Fisioterapia pretende formar profissionais focados na empregabilidade e cientes do seu papel quanto à cidadania, despertando-lhes o senso crítico, o critério ético e a capacidade de julgar e agir corretamente. A formação é concebida como um processo contínuo, autônomo e permanente, dotando o egresso de sólida formação básica e formação profissional fundamentada na competência teórico-prática, de acordo com o perfil de um formando adaptável às novas e emergentes demandas.
Dessa forma, a FACISA almeja preparar o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho, das condições de exercício profissional e da produção de conhecimentos.
Pretende-se que o formando do Curso de Fisioterapia adquira competências gerais voltadas para: a atenção à saúde, a tomada de decisões, a comunicação, a liderança, a administração e o gerenciamento e a educação permanente.
Nesta perspectiva, espera-se que o egresso desenvolva habilidades específicas:
- capazes de inseri-lo nos níveis de atenção à saúde;
- atue multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente
- reconheça a saúde como direito e atue de forma a garantir a integralidade da assistência;
- contribua para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade;
- realize consultas, avaliações e reavaliações do paciente;
- elabore um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas apropriadas;
- desempenhe atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos ou privados de saúde, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias, no âmbito de sua competência profissional;
- mantenha controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica, garantindo sua qualidade e segurança.
Esta proposta considera fundamental contemplar em seu processo educativo:
-
- aprender a conhecer: tomando como diretriz as várias possibilidades de leitura de mundo e de realidade que nos cerca, onde o visto e o não visto, o declarado e o subentendido, o simbólico e o imagético têm grande significado ao lado da apreensão dos múltiplos saberes;
- aprender a fazer: transformando os fazeres em habilidades e competências indispensáveis à vida em sociedade. Combinar os saberes aprendidos e apreendidos, com as situações de vida, trabalho e relações;
- aprender e conviver: compreendendo o outro e percebendo as interdependências na realização de projetos comuns; preparando-se para administrar conflitos no respeito pelos valores do pluralismo, de compreensão mútua e paz;
- aprender a ser: procurando desenvolver a personalidade, exercitando as capacidades de autonomia, discernimento, responsabilidade pessoal e profissional, comportamentos éticos, aptidão para comunicar-se, solidarizar-se e autodeterminar-se.
- O Curso de Graduação em Fisioterapia prevê a formação do egresso profissional, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares (Resolução CNE/CES nº 4, de 19 de fevereiro de 2002). Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter, como objeto de estudo, o movimento humano, em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
Investimento Mensal
Valor Integral: R$ 1.865,00
Valor com Desconto de 40%: R$ 1.119,00 (valor promocional)
Outros descontos verificar no Setor de Benefícios
Portaria de Autorização
Portaria n. 56 de 06 de abril de 2023 publicada no DOU de 10 de Abril de 2023